Mateus Lopes

Criando e experimentando na arte da vida.

FilosofandoGeral

Qual a importância do petróleo para o meio ambiente?

Há alguns dias, conversando com alguns amigos, surgiu o assunto a respeito de qual seria a importância do petróleo para o equilíbrio do meio ambiente. Não soubemos responder exatamente se o petróleo possui alguma função especial, ou desempenha algum papel importante, em relação ao equilíbrio ecológico do nosso sistema planetário.

Assim como o óleo de motor de um carro é de fundamental importância para lubrificar as partes de atrito do motor, e também resfriá-lo, não seria também o petróleo, esse óleo escuro que descansa em diversas regiões do subsolo planetário, uma espécie de lubrificante importante para a auto-regulagem do sistema natural? Ou seja, se todo o petróleo existente no planeta for extraído e consumido, qual será a consequência, ou o impacto natural desse ato?

Já sabemos muito bem qual o impacto que isso terá na economia humana, sendo que, o petróleo, é fonte de energia e matéria prima insubstituível, até então, para muitos (mas muitos mesmo) produtos que utilizamos diariamente em todo o mundo. Combustíveis, gases, óleos, graxas, borracha, plástico, lubrificantes, álcool, fibras, resinas, tintas, medicamentos, enfim, até mesmo a indústria farmacêutica, de cosméticos e veterinária utilizam subprodutos dos derivados de petróleo. Ou seja, o homem tá f… quando o petróleo acabar. Pelo menos por enquanto! Enquanto não se descobrem maneiras alternativas de atingir os mesmos fins.

Tudo bem, o homem que trabalhe para solucionar os seus problemas, mas e o planeta Terra? Qual será o impacto da falta do petróleo em nosso meio ambiente?

Já sabemos que a queima do petróleo e seus derivados está sufocando o nosso planeta, diariamente, emitindo milhares de toneladas de gás carbônico para a atmosfera. Esse impacto ambiental nos já estamos sentindo através dos efeitos na temperatura, nas águas, nos ventos, enfim, nas mudanças climáticas em geral. Mas e se, além dessas consequências, houver alguma outra, ainda não prevista, causada pela extinção total desse óleo do subsolo planetário, de forma que o planeta se torne incapaz ou deficiente em alguma função específica de seu eco-sistema?

Posso estar falando besteira, mas, valerá o diálogo e a pesquisa. Gostaria de saber se você, meu caro leitor, tem algum conhecimento ou informação a respeito desse assunto? Mesmo que não tenha informação, se pensar em alguma hipótese interessante, por favor, deixe o seu comentário para contribuir no esclarecimento desse assunto.

Segue uma possibilidade de impacto:

Imaginem um poço, uma reserva de petróleo gigantesca, bem no fundo do oceano, digamos que a mais de 2 km de profundidade. Imaginem agora que todo o petróleo desse poço seja extraído, e que ele se torne um imenso buraco, oco, vazio, preenchido novamente com água, porém suportando o enorme peso do oceano acima dele agora sem a densidade alta do petróleo. Então, digamos que o petróleo que estava dentro desse enorme buraco, era o que fazia pressão suficiente para que a terra suportasse todo o peso das águas, e que, após retirá-lo de lá, num primeiro tremor qualquer, a terra não aguentasse mais, por falta de pressão, e esse buraco gigantesco se abrisse? Quais seriam as consequências?

Não devemos temer a nada, mas é importante viver com prudência. Creio que, enquanto estamos vivendo o presente, é nosso dever zelar para que exista um futuro. E que esse futuro seja de paz, saúde, felicidade e harmonia para tudo e para todos.

Mateus Lopes

Sou engenheiro de software e desenvolvedor web e cloud, sou um apaixonado por tecnologia. Sou músico e ator por puro amor. Sou filósofo por filosofar, e espiritualista pela razão e dedução lógica das leis naturais. Sou meditador, praticante de yoga, estudante da vida e do amor. Sou um pouco de tudo o que já estudei e vivi, mas sou também todo o universo do potencial que há em mim!

117 thoughts on “Qual a importância do petróleo para o meio ambiente?

  • Guerino Lombardi Filho

    Li as matérias sobre a teoria Abiótica da origem do petróleo, acima, imagino que seja mais ou menos como o sangue, quando retiramos uma quantidade para doar, p. ex., nosso sistema autônomo parassimpático repõe no nível que estava e para. Acho que os que creem na teoria de Gaya, de que nosso planeta é um ser vivo, diriam que o petróleo é então o sangue do planeta. E estão sendo retirados mais de cem milhoes de barris de petróleo ou sangue de Gaya, POR DIA. Será que vamos muito longe? Sei não.

  • Eu sempre fazia esta pergunta quando tocava em assuntos relacionados a natureza com meus amigos e namoradas.
    Fiquei frustrado por ninguém se importar pois amo a natureza.
    Eu sinto que a extração de petróleo é o maior dos crimes ambientais e causará sem sombra de dúvidas a destruição do nosso planeta, no meu ponto de vista nada nesse mundo nos foi dado por Deus sem um propósito, o petróleo deve servir para lubrificar e resfriar o planeta. Deus abençoe a próxima geração… Abraços

  • Aliás Matheus, parabéns pela iniciativa, se precisar de ajuda nessa questão estou a disposição, você poderia criar uma campanha para realizarem um estudo para esta causa no site da avaaz.org.
    Abç

  • Pacanate charles

    Nada mal depois de ter lido o tema e a explicasao e muito inpotante e esclarese tudo.

  • Bom ao meu ver o petróleo deve servir como camada isolante do núcleo de nosso planeta, pois se ao ser encontrado aparentemente esta em camadas ao redor do planeta e é um composto frio o que deve resfriar a terra, creio que quando retiramos o petróleo a temperatura do núcleo tende a aumentar, o que pode estar causando altas temperaturas no planeta não somente causadas pelo sol, o que causaria uma segunda causa de aquecimento global do nosso amado planeta. observação o diesel resfria laminas de diamantes, que chegam a altas temperaturas no corte de pedras semi preciosas.

  • Eu acredito que pelo planeta estar em constante movimento, o petróleo age sim como um lubrificante, para amenizar o atrito das partes da terra. Com a retirada desse lubrificante, devem haver terremotos e tudo mais em relação a eles. Paremos de extrair enquanto há tempo e devemos reciclar o que temos até que se encontre novas alternativas para substituir. A solução é investir na procura de combustíveis renováveis e na reciclagem do que já temos.

  • Ha muito tempo imaginava sobre a utilidade do petroleo para o planeta Terra. Nao é so um descarte que foi gerado pela decomposiçao e precisa ser retirado pelo homem. Assim como nosso lixo gera o xurume e que para o planeta nao é bom, mas ainda assim tem sua utilidade para o quem o criou. Gerando energia por exemplo. Enfim, o Petroleo faz a terra girar as chamadas placas tectonicas, dando movimento aos mares, gerando os ventos, esplhando as sementes e reproduzindo a terra com aquilo que vai voltara para o subsolo.
    Fiquei contente em encontrar pessoas que tambem pensam assim, nao sou so eu. Mas uma particula molecular da sociedade nao faz muita coisa, uma pena.

  • Um outro problema é que o petróleo funciona como uma manta que isola grande parte do continente do centro quente da terra. Ao extrai milhões e milhões de barris de petróleo estamos aumentando a temperatura dos oceanos e dos continentes e mudando para sempre o clima.

  • Caro amigo Mateus,

    incrivelmente, surgiu essa discussão aqui em casa essa manhã e ao pesquisar no google, acabei caindo aqui.. rs.. conversando com minha mãe, levantamos a hipótese, de que o petróleo, poderia ser um isolante termico, para nós em relação ao núcleo da terra. o que nos manteria à salvo de temperturas extremas…

  • Alem de servir para resfriar a terra, de ficar um enorme buraco no lugar, causando uma enorme preocupação, também penso que a terra esta ficando mais fraca, 1litro é 1kg, 100bilhõesde litros, são 100bilhões de kg, que se transformam em gazes, evaporam, a terra vai ficar mais leve, os polos do planeta pode mudar, o planeta pode perder a força gravitacional tambem ; é o que penso, o ser humano não mede consequência; temos que usar a energia solar, a eletricidade, vamos salvar nossa CASA, NOSSO PLANETA.!!!!

  • Petróleo combustível fóssil? Esses cientistas burros kkkkkkkk a tese mais concreta e de que tanto o gás como o petróleo servem de amortecedor a terra não e um pedaço de pedra ! Os impactos gerados com a falta de petróleo gerará a extinção humana … Se vc junta preção + movimentos de placas tectônicas + amortecimento vc vera que o gás como o petróleo são fundamentais para esses fins com… a falta disso trará danos irreparáveis aos movimentos de rotação …

  • caramba, eu nem pensava em questão disso debatendo este assunto com um colega também! E tipo eu fiquei muito preocupado… tipo eu acho que o fim da terra está tão próximo quanto menos agente pode imaginar.

  • vinicius perissee

    hj trabalhando, do nada pensei a respeito disso, e busquei no google por curiosidade,
    o Homem extrai diariamente tando petróleo, se ele está la é porque serve para alguma coisa no planeta, quais impactos terá o Planeta com a extração?
    O pior que seja, nunca saberemos, só mesmo quando acontecer, pois é mt dinheiro envolvido, as partes interessadas nunca deixarão que seja expostas as consequências por pior que sejam.

  • Há tempos tenho essa questão e nenhuma resposta consistente encontrei, eu tenho uma opinião pessoal, de que já estamos sentindo já estamos vivendo as consequências de um impacto geológico da extração do petróleo, com a redução do campo magnético da terra fato observado, comprovado e divulgado, logico sem uma explicação clara para essa redução. Uma vez que a existência do campo magnético da terra existe em função dos movimentos dos metais que estão em estado de fusão no centro terra, e para manter metais em ponto de fusão necessitam que estes estejam aquecidos, e por sua vez necessitam de uma fonte de energia para este aquecimento. Então não seria o petróleo essa fonte de energia? E a causa da redução do campo magnético da terra é causada pela falta deste combustível na superfície da terra. Mas como disse essa é uma opinião pessoal e como todos aqui em todas minhas pesquisas só encontro questionamentos e nenhuma resposta.

  • Como posso pensar… basicamente o petróleo é carbono; por sua vez, o carbono é um dos principais átomos orgânicos, grande parte do nosso corpo é formado por este mesmo. Com base no texto acima, pode ser observado que o petróleo tem muitas funções. E qual o motivo que leva o homem a acreditar que na natureza não se pode ter as mesmas características? Afinal, o petróleo é fruto de putrefação ( ou seja, é feita através de um ciclo de vida ). Assim no tempo certo essa reserva de energia ou fonte de renovação seria usada de alguma forma, seja qual for a função, ele se mostra muito mais importante do que o homem em seu plano consumidor pode entender. Na verdade o que se pode entender é que na natureza nada acaba e só se transforma, e na vida humana nada fazem, apenas modificam desequilibrando o meio, dando um prejuízo de milhões de anos para o mesmo se recuperar.

  • Muito interessante este assunto!
    Há muito eu penso nessa questão:
    Qual a importância que teria um bolsão petrolífero para o planeta e sua geologia? Sim. Porque nada está no mundo por acaso ou sem um motivo (nem mesmo os corruptos ladrões rs)!
    Numa analise extremamente de leigo, eu penso na possibilidade dos bolsões petroliferos funcionarem como camaras pneumaticas evitando, ou pelo menos minimizando, os impactos
    dos atritos entre as placas tectônicas e outros relevos passiveis de fricção no interior do globo terrestre!
    Lá no nosso ensino fundamental aprendemos sobre a dilatação e contração dos corpos quando submetidos, respectivamente , a altas ou baixas temperaturas!
    Ora, o planeta, ou mais precisamente a crosta terrestre, é submetida intensamente a esses processos em função do sol, da chuva, do frio e suas consequentes alterações climáticas… o que certamente a submete a esse intenso processo de fadiga térmica! Então penso que tais bolsões petroliferos seriam de fundamental importância nesse equilibrio geo-estrutural atuando como amortecedores espaçadores, assim como a engenharia de pontes aplica a seguimentação em blocos no trecho de uma ponte para que ela não rache com os efeitos das contrações e expansões aos quais é submetida por ação climática!
    Chamo a atenção, ainda na minha observação de leigo, que com o passar de décadas e décadas de extração de petróleo o problema poderia se agravar exponencialmente uma vez que o volume dessas câmara subterraneas de petroleo vêm diminuindo, ao mesmo tempo que a população mundial cresce e, com esse crescimento, o consumo de derivados de petróleo forçosamente cresce! Crescer o consumo de derivados, principalmente dos combustiveis, significa agravar o aquecimento global o que, por sua vez, contribuiria para o processo de fadiga termica que ja falei. Então observem que, agora, estou falando de uma inversão estrutural: o bolsão que deveria permanecer (e porque não dizer… ser aumentado) para prover um equilibrio frente às tormentas termicas, está sendo retirado para alimentar, via burrice humana, esse cenário catastrófico! Em rápida análise podemos deduzir que já estamos sob efeito deste processo, embora produzido não somente pela questão petrolífera e o consumo desenfreado de seus derivados! Pois nesse tema de aquecimento global está envolvida também a questão ecológica em função de desmatamentos e outros fatores que só contribuem para a degradação do planeta!

  • brainiac marco

    Creio que o petróleo sirva como um mancal ou amortecedor para equilibrar as massas no entorno do eixo da terra durante a sua rotação.

    Uma hipótese pessoal

  • Em alguns estudos eu tive algumas conclusões muito parecidas a terra vive sobre uma forte pressão o óleo tem várias funções tanto lubrificar como absorver impactos no nosso caso usamos os dois imagine que sem o petróleo para absorve os impactos a terra seria apenas uma rocha e que seria mais vulnerável a meteoros pois sem ter como absorve o choque toda terra sentiria … Então imagine aí como seria … Whats (83) 99800-2633

  • Exatamente, prezado Mateus Lopes. Penso que o petróleo funciona como lubrificante, mitigador do atrito, isolador térmico, regulador da umidade excessiva das massas continentais, colaborador da sustentação das massas sólidas, equilibrador e amaciador do chão que pisamos. Suponho, inclusive, que esse equilíbrio é que nos permitiu ficarmos de pé e liberarmos as mãos para o trabalho transformado do meio e de nós mesmos. Conheço pessoas inteligentes que já levantaram essa questão. Mas a mídia não fala nada, os cientistas em geral parecem não ter imaginação de longo alcance, não compreendem a materialidade e a dinâmica do planeta. Na verdade, não fica um buraco, que creio ser preenchido com água ou ar, mas nem um, nem outro o substitui em suas funções. Alguém escreveu que ele é renovável, mas isso não é verdade, a não ser em milhões ou até bilhões de anos. Há muito, você levantou a questão e recebeu opiniões relativas a essa preocupção e eu queria saber se a partir daí foram criadas pesquisas, chegou-se a algumas conclusões. Obrigada pela oportunidade de saber que pessoas se preocupam com essa questão e, também de dar minha opinião. Abraço.

  • a aguá que entra no local do petróleo retirado vai ser aquecida e vai causar maior aquecimento global e vai evaporar em maior quantidade ai provoca os desastres em toda parte do globo como esta provocando grandes tempestades devido ao aquecimento dos oceanos e se ficar vazio vem os terremotos e algo mais grave, é o que penso, por isso temos que procurar outros meios de energia ja que em tudo existe energia.

  • Alexandre Lopes Trindade

    Na minha opinião de Observador, a principal função do petróleo, é de PROTEÇÃO TÉRMICA , entre camadas da terra. Desde dos primórdios, nosso ar é afetado com vários poluentes atmosféricos. o Principal deles é os Vulcões, lançando vários componentes. tambem com objetivo de fertilizar a terra. com o tempo a natureza estabiliza o ar. Mas o que esta acontecendo que , para retirar o petróleo, é necessário injetar água com pressão. Bom a água é um condutor térmico. Observe que esta acontecendo um aquecimento, principalmente de oceanos, na escala de 1 grau por década, matando vários corais e afetando o clima. Concluindo: Com a Retirada do Petróleo que por sua composição e viscosidade, é um isolante térmico natural, esta promovendo o aquecimento global, que muitos ainda não alertaram, é que o calor vem do Nucléo , isto é de Dentro para Fora.

  • ola galera !
    Também fico muito triste de saber que muitos não dão importancia a esse assunto.
    assim como foi dito acima por outro comentarista ..
    acho sim que o Petroleo retirado de nosso planeta, tenha funções parecidas com as de fasos sanguinios em nosso corpo ..
    acredito sim, que nosso planeta sim seja o maior ser vivo entre nois !
    E que todo esse Petroleo ajuda a deixar o núcleo da terra aquecido e a manter o nosso solo vértil e próspero.
    E imagino que em um futuro não tão destande, devemos ter danos gravissimos em nosso planeta !
    como todos nois sabemos, Quais são os sintomas de um corpo em qual todo o sangue esteja sendo retirado, e esse corpo por si só, já não produz a quantidade suficiente de Sangue para mánter esse corpo com vida !
    Enfim, todo esses milhares de litros de petroleo retirado todos dias de nosso planeta. Um dia ele se acabara, e toda essa maravilhosa paissagens, Árvores,Plantas,lagos,rios,Mares e “muitas outras” que só a natureza pode nois Dá, um dia vai deixar de existir .
    E toda a vida em sí, “Animais e seres Humanos”um dia sera extinta do planeta !
    é dever de todos cuidar preservar ! e principalmente selar pelo futuro daqueles que amamos…

  • Nossa, parabéns pelo menos por enquanto, porque sem ainda sabermos qual consequência isso traria penso exatamente igual ao Mateus Lopes.

  • Carra a sua explicação é show, e reforça ainda mas a minha ideia de que a extração desses produtos podem acaba mal…

  • Francimey Meira

    Essa questão é muito relevante. Acredito que o petróleo na natureza tenha uma função de regulador térmico, regulando os níveis de temperatura do núcleo da terra.

  • Acredito que o petróleo seja o que sustenta as divisas no interior do nosso planeta, tendo como característica evitar fortes impactos que causam os terremotos, terremotos esses que vêem aumentando e cada vez com mais força, tudo isso por causa do petróleo que é cada vez mais ausente…

  • Bom dia,
    Estava dormindo e acordei as 5 horas da manhã, do nada veio essa dúvida. Nunca tinha pensado nisso antes de hoje. Procurei na internet e encontrei a sua publicação.
    Sou uma mulher de Deus, e acredito que seja alguma revelação, pois muitos profetas estão prevendo terremotos terriveis e um tsunami de proporções arrasadoras e tudo isso pode ser sim, devido a esse oco que está ficando no subsolo, alguns inclusive já estão acontecendo.
    É algo para se pensar mesmo. Voce já ouviu os testemunhos dos terraplanistas? Tente analisar isso também, é interessante.

  • Fiquei bastante preocupado com os comentários, Pois na realidade tem tudo haver.
    Temos que procurar uma solução pra esse futuro problema.
    Abraço.

  • Guilherme Teixeira

    O petróleo é o sangue da terra! Uma das funções dele é geral uma pressão que faz com que a água poluída dos oceanos retorne filtrada para as nascentes mais distantes nos altos das montanhas!

  • Lucas Bernardi

    Outra hipótese… Resistencia térmica. Como se sabe que o óleo utilizado para lubrificação do motor de carros, também ajuda na estabilidade e ate diminuição da temperatura do motor, o petróleo no subsolo funcionaria de forma similar, tanto radiação solar (de fora pra dentro), quanto das temperaturas do magma, de dentro pra fora) existentes no interior da terra.
    E também, com a retirada do petróleo que contem densidade maior que da agua e do ar, poderiam também ser causa de tremores de terra. Sendo diminuída a resistência sobre as placas rochosas que envolviam o petróleo retirado.
    Não causando muitos danos maiores pois são pequenas áreas, proporcionais ao tamanho planeta.

  • Eu acho que a função do petróleo na terra e lubrifica as placas

  • Para mim particularmente acredito que a extração de petróleo é causa de terremotos maremotos entre outro acontecimentos na natureza pois a sim como a cartilagem humana serve para evitar o artrite entre os ossos acredito que o petroleo serve como uma proteção natural da terra contra artritos das placas tectônicas tudo que DEUS criou tem uma função não foi criado sem objetivo é minha opinião

  • Penso muito nessas questões e discuto bastante a respeito com conhecidos e amigos.
    Acredito que muita coisa é escondida, negligenciada, omitida a respeito, justamente para não gerar discussões sobre o assunto.
    Porém um assunto muito importante, porque a questão sobre o impacto ambiental de grandes proporções não é descartado.
    Mas porquê esses assuntos são evitados pela mídia em massa? Principalmente aqui no Brasil? Assim como os meios de produção de energias renováveis, reciclagem… porquê tudo é muito tardio? Será que é porque a população brasileira ainda se preocupa com assuntos, mais importantes …. sem querer sair do assunto é claro…afinal somos o país do futebol… do Carnaval das olimpíadas… do pré sal… da lava jato..
    Um exemplo disso é que hora ou outra vemos falar sobre a falta de água potável…que nossos lençóis freáticos estão contaminados… que as águas de lençóis freáticos de determinados lugares estão acabando… e logo em seguida… é pedido que a população se atentar para o uso da agua… mas e a água destinada a preencher os espaços vazios dos poços de petróleo?
    Será que não vai fazer falta aqui em cima?
    Mito ou não… muitos dos nossos rios estão secando… sem contar os poluídos… onde vamos chegar?

  • A economia e a sociedade do mundo está sendo escravizada pela imposição de um grupo de empresas e produtores gananciosos e insaciáveis e que criminosamente impõe o uso deste combustível ultrapassado e que pode facilmente ser substituído pela eletricidade (carros elétricos e o álcool entre outras, só precisamos ter a simples Condição de direito de podermos optar se queremos um carro elétrico ou álcool etc… Isto vai libertar a economia mundial. Temos que acabar com este movimento da máfia da minoria que tem dominado a maioria.

  • Em minha forma de ver. O homem perdeu o amor à natureza.
    Há um relacionamento entre o homem e a natureza. Os dois se completam e assim como um casal. Se não houver amor, não subsistirá.
    Penso que o petróleo, água, gaz e tantas outras coisas no subsolo, com certeza devam ser como componentes nesse gigantesco mistério que é o planeta Terra em sua translação, rotação e distanciamento do sol.
    E que, além das possibilidades já mencionadas como: perder o resfriamento a lubrificação e a necessidade de preenchimento do oco que ficará após a retirada do petróleo, será que não afetaria também estas questões levantadas no tocante do movimento da terra?
    Creio que a solução, seria o homem voltar a amar a nateza.

  • Rubermária Sperandio

    Existe sempre alguém que faz perguntas. Gostei muito da hipótese.

  • Edson Antunes Ferreira

    O petroleo deve servir para resfriar e manter o praneta em equilibrio sem eke vai acabar com o praneta

  • Não li todos os comentários. Talvez quando tiver mais tempo. Achei este assunto interessante. Já tinha pensado ao contrario. Através do petróleo fabricam-se os combustíveis e através destes polui-se muito a atmosfera. Mas se não se extraísse o petróleo seria mau para o planeta? Como vejo o petróleo uma coisa má devido a poluição. Seria má a acumulação do petróleo “dentro” do planeta? se calhar, mal por mal, … Não somos assim tão culpados desta poluição. Mas como Deus fez o planeta com petróleo, é porque ele faz falta ao planeta. Não sei!

  • Estive agora a ler os comentários e aprendi que o petróleo é realmente essencial no interior do nosso planeta e não fora. Vi respostas que nunca imaginei quais as funções do petróleo. Espero que rapidamente se arranje forma de os transportes deixem de usar o petróleo. De preferência energia solar. É URGENTE!

  • Rogerio Caparroz Goulart

    Comparo a terra também como um joelho que sustenta todo o peso do corpo humano. O que acontece quando se perde o líquido viscoso do joelho? É osso com osso… Dor terrível. Assim é o petróleo… assim será quando este liquido precioso estiver escasso… E placa com placa. Nunca na história humana houve tantos relatos de terremotos. Não é atoa.
    O petróleo foi colocado ali com um objetivo. Houve uma engenharia por trás disso. De modo imprudente o homem está modificando esta engenharia sem levar em conta os danos. Contudo, nao vejo na mídia os grandes cientistas se pronunciarem. Lamentável

  • Pra mim, o petróleo ajuda a resfriar a temperatura do interior da terra e age como um resfriador dos raios que incidem vindos do sol.

  • Galera não tenho formação alguma em geologia, engenharia ou derivados, apenas uma formação em Administração de Empresas, como ficou aberto que se pode dar opiniões a respeito. Então vamos lá:
    Da mesma maneira que um motor precisa de ar, combustível e óleo para que haja movimento e o motor do carro é considerado o “coração” para fazer o giro, então agrego a mesma finalidade referente ao petro leo por debaixo da terra. Não é porque existe um eixo em sustentação que ele nao precise de ajuda para ser movimentado. O petro leo do meu ponto de vista é a graxa que compõe o movimento da terra, o equilíbrio do balanço das águas, uma placa rompida por falta de lubrificação pode nos causar desastres aquáticos muito grandes. Quem sabe as grandes maremotos, tsunamis, trombas d’água entre outras, já não são os alertas ao uso da matéria que mantém o equilíbrio? Alguém ja pensou no petróleo sendo o lubrificante que movimenta a terra e da equilíbrio a todos os cantos deste planeta?. Um desgaste disso e o impacto de rochas com as outras, pode parecer pequeno la embaixo, mas as ondas não perdoam. Imaginem o consumo desta matéria concentrado a apenas um local, uma rocha que se rompe, um terremoto intragável.
    Enquanto o homem preocupa com a questão do petróleo uma hora chegar ao fim… Acredito que o planeta se acabe primeiro, até porque a nova invenção de carros recarregáveis ainda nao se sabe o que fazer com descarte das baterias.
    Então o homem não preocupa com o amanhã, procura solução no hoje, as consequências ficam para aqueles que aguentarem o que vem pela frente.
    Precisamos de novas engenharias, métodos recicláveis, maneiras de transformar o meio ambiente e trazê-lo a nosso favor. Perdoem-me os grandes engenheiros, mas precisam repensar um modo sustentável de manter nas ruas veículos com condições melhores de uso dos recursos. Muito lixo é produzido, dele existem gases poderosos e estão ao alcance. Como disso nao entendo, passo aqui apenas pra deixar o meu recado de que o planeta precisa de lubrificação para seu equilíbrio e de pessoas inteligentes no comando para fazer um futuro melhor para proximas gerações.
    Deixo aqui aos nossos grandes estudiosos da área o pensamento de que podem fazer melhor, pois vocês são ferramentas fundamentais de mudanças e aposto na inteligência de vocês.

    Abraços

  • Raimundo de Castro Medeiros

    Como é bom encontrar pessoas que compartilham das mesmas ideias. O petróleo no centro da terra tem sim uma função, mas a ganância da humanidade em produzir gasolina não permite que estudos e pesquisas sejam levantadas com o intuito de se acabar com a extração o quanto ainda deve tem tempo.

  • No meu ponto de vista, o petróleo é uma camada térmica q impede q o calor do núcleo chegue às camadas mais superficiais da terra. Já estamos sentindo as consequências da retirada dele, pois o calor q vem do sol junto com o calor q vem do centro tem estarrefecido o solo , o q tem causado deslizamentos, grandes crateras e quedas de árvores em todo o mundo.

  • Sergio Valadão

    A retirada do petróleo vai interferir com o clima no planeta em função das diferenças termodinâmica do petroleo que sai e da agua que entra.

  • O que posso compartilhar, é que tem muitas filosofías e maneiras de compreender o funcionamento do mundo. Resumindo a elas em dois: uma visão mas occidentalizada, na quel o ser humano se acha separado de seu ambiente natural, como se a simbiósis energética y biológica não existiera; o que causa doença, individual, social e planetária. E outra Kosmovisão, mas orientalizada, na qual, o ser humano é mas um componente do sistema biológico integral. Em outra palavras; não há separação alguma entre o ser humano e seu meio ambiente. A falsa percepção se da na constitução do ego o forma de pensamento. En realidad no estamos separados da natureza, somos a natureza. Que pasaría se sacáramos muita sangue ou agua de nosso corpo? encargadas da circulacão do
    oxgíneno (carregador de energía) e da lubrificação corporal respectivamente? Por una lado, fazendo analogía como petróleo; sabemos que a descomposição de organismos vivos a longo de milhares de anos genera o petróleo entre otras coisas. Esta descomposição es de relevante importancia para o sistema biológico, devido a que é alimento para o subsolo marino, como o adubo orgánico é para as plantas em nosso jardím. Desta maneira, ser humano, ao enxergar o meio natural como um recurso ganancioso, e não como um aliado em ecosistema, sofre a ignoraciaa e o azote da natureza sobre o equilibro que ele mesmo causa. A natureza cumpre regras orgânicas, que foram autoelaboradas pelo desenvolvimento biológico. Senão a terra não existiría pro tanto milllhoes de anos. espero que tenha sido de ajuda. Saludos. Santiago

    temploartejardim@gmail.com
    instagram:
    ma_arte_livre

  • JAHIL'SON RHUSSELL JIHAD

    CONCERTESA O PETRÓLEO É SIM UM RECURSO NATURAL QUE TEM UMA FUNÇÃO OBVIA EMBAIXO DA TERRA, A SUA FUNÇÃO É LUBRIFICAR O EIXO DA TERRA, O NÃO HAVERIA O SISTEMA DE ROTAÇÃO EM TORNO DELA MESMA, E PORQUE ENTÃO ESTARIA ACONTECENDO TANTOS TERREMOTOS VCS ACHAM QUE É NORMAL A TERRA TREMER DO NADA, A PONTO DE GASES QUEIMAR TODOS OS DIAS DE FORMA OBRIGATÓRIA, DESTRUINDO O AR QUE RESPIRAMOS E AQUECENDO O PLANETA, PORQUE ENTÃO AS GELEIRA ESTARIAM DERRETENDO, O HOMEM COM A SUA GANÂNCIA E EXPLORAÇÃO JUNTO AO CONHECIMENTO DA CIÊNCIA DESTROI A TERRA EM UM PROCESSO IRREVERSÍVEL, A TERRA É COMO UM CARRO QUE OS GASES SÉRIA O COMBUSTÍVEL NATURAL, E O PETRÓLEO O LUBRIFICANTE DO EIXO, QUE FAZ A TERRA DA UM GIRO DE 24H EM TORNO DELA MESMA FAZENDO ASSIM O DIA EM 12 HORAS E A NOITE EM 12 HORAS. AGORA VEJA O QUÃO PERIGOSO FOI A LOUCURA DO HOMEM EM MANIPULAR ALGO QUE NÃO TIA CONHECIMENTO DAS CONSEQUÊNCIAS CATASTRÓFICAS A PONTO DE NÃO PODER APAGAR AS TOCHAS QUE QUEIMAM DIARIAMENTE.

  • Creio que os vulcões servem para regular o nível de petróleo na terra… Mas o homem não cansa de brigar de ser Deus!

  • Acredito que essa extração de petróleo do subsolo, deve ser a causa do enfraquecimento do campo magnetico da Terra. Já que a extração se iniciou em 1850. Bem quando essa anomalia foi percebida.

  • Washington Mendes

    De fato o petróleo tem uma função, como tudo que existe no planeta, porém aos cegos e doutrinados, a única função do petróleo é combustível, função para o homem no meu ver. Para o planeta entendo que o petróleo serve como um regulador de temperatura, do calor vindo do núcleo da Terra. Se a temperatura se elevar, os mares ficarão mais quentes e os plânctons serão extintos, alguém sabe de onde vem a maior parte do oxigênio produzido no planeta? Pois bem, essa realidade o mundo dos negócios nem comenta, e ambientalistas doutrinados ou cegos ainda acham que as tragédias climáticas são causadas apenas pelo desmatamento. Enfim o microorganismo, que somos nós, um dia será extinto, pelo bem do planeta, que está ficando febril para se curar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.