Sobre quem Sou

Sempre pensei que autodefinir-se é um processo vão! Uma perda de tempo, já que todos somos diferentes a cada instante, pois é da Lei universal a transformação permanente de tudo o que existe. No entanto, é válido o exercício de expressar aquilo que penso que sou, ou talvez aquilo que gostaria de ser, ou como uma forma de firmar a visão daquilo que quero ser, minhas buscas, meus anseios e sonhos.

Então, escrevo estes versos sobre mim:

Eu sou, a cada dia, o melhor que posso oferecer!
Eu sou com você, o que de melhor pudermos construir.
Eu sou com vocês, apenas mais um amável trabalhador.

Eu sem vocês, sou apenas menos um.
Eu sem você, sou apenas sem você.
Eu com ninguém nada sou...

Só o amor pode justificar a minha existência!

E também sou transformação.
Alguém melhor que ninguém, mas seguro do valor que tem.

Sou a vontade constante de melhorar.
E o desejo crescente de amar.

Sou aquilo que ainda nem sei!
E tudo aquilo que virei ser.

Eu apenas sou ...

Constantemente vencendo vícios e refinando virtudes,
caminhando com boa vontade e amor no coração.

E o ‘sobre’ tradicional

Meu nome é Mateus, nasci em 1979, sou casado, tenho dois filhos, cresci em uma família abençoada, e formei uma família igualmente linda e cheia de amor.

Sou um programador, o que me demanda o constante exercício de minhas habilidades exatas, mas possuo uma alma de artista, com um espírito criativo, comunicativo e sensível, o que me garante o constraste e o equilíbrio contra os excessos de racionalidade ao qual me submeto no dia a dia tecnológico.

Sinto-me um homem realizado e feliz, e não acredito que a quantidade de dinheiro que se ganha seja a métrica mais relevante para o que chamo de Sucesso verdadeiro.

Comecei a programar aos 14 anos, e trabalho como arquiteto e desenvolvedor de websites, sistemas e aplicativos web desde 1997. Estou sempre estudando e absorvendo o máximo que posso sobre tecnologia, mas as que mais uso diariamente são: Javascript, PHP, Typescript, AngularJs e Angular, NodeJs, MySQL, MongoDB, RedisDB, WordPress, NEM blockchain, Amazon AWS, Docker.

No entanto, constantemente pesquiso e avalio as melhores tecnologias para iniciar qualquer novo projeto, sempre de acordo com as necessidades do projeto e não de acordo com a minha zona de conforto dentro daquilo que já sei.

Além da tecnologia, também sou ator formado, e trabalhei muitos anos no teatro como ator profissional, apresentando em diversas casas pelo Brasil, junto com o meu grupo chamado Teatro do Pé. Assista alguns vídeos de minhas peças aqui no site.

Como músico, toco piano, violão, flauta e gaita! Me interesso muito pela teoria musical e venho me aprofundando cada vez mais em harmonia. Considero a música como o meu refúgio espiritual, minha religação, um meio de cura, uma arte sublime onde posso expressar o que há de mais verdadeiro em mim. Ouça algumas de minhas composições aqui no site.

E, também, adoro me expressar através de esculturas/modelagem com argila e papel machê. Não é algo que faço com tanta frequência, mas quando tenho a oportunidade é sempre um processo muito gostoso de viver. Aproveite para ver algumas esculturas que fiz.

E, por fim, e talvez o que mais amo no meu jeito de ser, é a minha aptidão e amor pela filosofia e espiritualidade. Estudando o ser humano e suas complexidades, sua psicologia, sua mente, sua cultura e sua expressão, me aproximo cada vez mais de meus irmãos de caminhada e me sinto mais capaz de compreender e amar. Mas estudando as leis naturais e aquilo que está além da matéria, além do homem e de sua insignificância diante do universo, estudando e experimentando o universo interior e suas múltiplas dimensões, sentindo a eternidade em cada respiração, me aproximo cada vez mais da luz e da felicidade divina.

Sobre este site

Sim, eu sei, misturar um monte de assuntos diferentes em um mesmo site não é lá a melhor coisa que se possa fazer, não é mesmo? Tecnologia, com teatro, com música, com filosofia, com espiritualidade… Poderia confundir ou afastar o público? Talvez.

No entanto, em verdade, a web é um território livre quase sem limites para a expressão da informação. Portanto, sendo este o meu site pessoal e não um negócio, sinto-me livre para compartilhar um pouco de toda a riqueza e variedade dos assuntos que circundam os meus pensamentos, o meu dia a dia, a minha vida. E espero que algumas pessoam se beneficiem com isso, além de mim é claro. 😉

Seja muito bem vindo!

Mateus Lopes

3 comentários em “Sobre quem Sou

  • 20/04/2008 em 07:53
    Permalink

    Ver-te já não mais verde
    Apreciar a sua arte
    Ler-te profundamente
    Me inspira e mais

    Mateus, saudoso Mateus

    Vi seu portal eletrônico no meu MSN e não resisti, entrei para visitar.
    Grande abraço
    Nat

  • 20/04/2008 em 07:55
    Permalink

    ah, não posso deixar de dizer-te, sou sua fã
    Adorei seu site!

  • 06/11/2008 em 03:38
    Permalink

    Olá Mateus,
    Obrigado pelo convite, seja bem-vindo.
    Gostei muito do seu blog, cheio de assuntos variados.
    Espero que possamos trocar muitas figuras. Conto com sua participação.
    Um grande abraço,
    Jorge

  • 30/05/2010 em 03:18
    Permalink

    Olá, Sr. Mateus Lopes.
    – Somos insignificantes perante Deus, mas,
    muito importantes para Ele.
    Tem mais umas relíquias musicais, por sinal, japonesa também, toca ela e mais o Chick Corea, ela se chama
    Hiromi Uehara, já deve ter visto (senão diga que não viu).
    A gente não conseque ver a movimentação dos dedos
    dela tal é a rapidez e agilidade.
    Mande umas novidades interessantes para mim
    também.
    Seu amigo Mirio (Mirinho)

  • 17/10/2013 em 18:53
    Permalink

    Caro Mateus. Encontrei seu blog pesquisando sobre o petróleo e as consequências de sua extração. Parabéns. Muito bom.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *