Qual a importância do petróleo para o meio ambiente?
Há alguns dias, conversando com alguns amigos, surgiu o assunto a respeito de qual seria a importância do petróleo para o equilíbrio do meio ambiente. Não soubemos responder exatamente se o petróleo possui alguma função especial, ou desempenha algum papel importante, em relação ao equilíbrio ecológico do nosso sistema planetário.
Assim como o óleo de motor de um carro é de fundamental importância para lubrificar as partes de atrito do motor, e também resfriá-lo, não seria também o petróleo, esse óleo escuro que descansa em diversas regiões do subsolo planetário, uma espécie de lubrificante importante para a auto-regulagem do sistema natural? Ou seja, se todo o petróleo existente no planeta for extraído e consumido, qual será a consequência, ou o impacto natural desse ato?
Já sabemos muito bem qual o impacto que isso terá na economia humana, sendo que, o petróleo, é fonte de energia e matéria prima insubstituível, até então, para muitos (mas muitos mesmo) produtos que utilizamos diariamente em todo o mundo. Combustíveis, gases, óleos, graxas, borracha, plástico, lubrificantes, álcool, fibras, resinas, tintas, medicamentos, enfim, até mesmo a indústria farmacêutica, de cosméticos e veterinária utilizam subprodutos dos derivados de petróleo. Ou seja, o homem tá f… quando o petróleo acabar. Pelo menos por enquanto! Enquanto não se descobrem maneiras alternativas de atingir os mesmos fins.
Tudo bem, o homem que trabalhe para solucionar os seus problemas, mas e o planeta Terra? Qual será o impacto da falta do petróleo em nosso meio ambiente?
Já sabemos que a queima do petróleo e seus derivados está sufocando o nosso planeta, diariamente, emitindo milhares de toneladas de gás carbônico para a atmosfera. Esse impacto ambiental nos já estamos sentindo através dos efeitos na temperatura, nas águas, nos ventos, enfim, nas mudanças climáticas em geral. Mas e se, além dessas consequências, houver alguma outra, ainda não prevista, causada pela extinção total desse óleo do subsolo planetário, de forma que o planeta se torne incapaz ou deficiente em alguma função específica de seu eco-sistema?
Posso estar falando besteira, mas, valerá o diálogo e a pesquisa. Gostaria de saber se você, meu caro leitor, tem algum conhecimento ou informação a respeito desse assunto? Mesmo que não tenha informação, se pensar em alguma hipótese interessante, por favor, deixe o seu comentário para contribuir no esclarecimento desse assunto.
Segue uma possibilidade de impacto:
Imaginem um poço, uma reserva de petróleo gigantesca, bem no fundo do oceano, digamos que a mais de 2 km de profundidade. Imaginem agora que todo o petróleo desse poço seja extraído, e que ele se torne um imenso buraco, oco, vazio, preenchido novamente com água, porém suportando o enorme peso do oceano acima dele agora sem a densidade alta do petróleo. Então, digamos que o petróleo que estava dentro desse enorme buraco, era o que fazia pressão suficiente para que a terra suportasse todo o peso das águas, e que, após retirá-lo de lá, num primeiro tremor qualquer, a terra não aguentasse mais, por falta de pressão, e esse buraco gigantesco se abrisse? Quais seriam as consequências?
Não devemos temer a nada, mas é importante viver com prudência. Creio que, enquanto estamos vivendo o presente, é nosso dever zelar para que exista um futuro. E que esse futuro seja de paz, saúde, felicidade e harmonia para tudo e para todos.
Parabéns Matheus e a “todos” que comentaram sobre, todos estão preocupados e alertas para o meio ambiente que pede socorro.
Todos estão certos, cada um um pouquinho, e todos juntos estão certos em relação à ligação do petróleo com os movimentos das estruturas e placas tectônicas da terra e ao resfriamento do núcleo terrestre.
Sabem qual a maior prova disto? O fato de não haver mais informações da função do petróleo em nosso planeta. As informações que existem são ao alcance universitário, poucas e complexas de forma a não gerar alertas.
Toda pesquisa sobre petróleo cai na sua utilização para o homem e os benefícios dele como produto de consumo e nada de funcional em nosso planeta, nosso meio ambiente e sua função onde ele é encontrado.
Tenham a certeza de que cientistas de grandes potencias mundiais sabem qual a função do petróleo em sua origem para a natureza e quais as consequências da sua queima e qual impacto para o planeta, por isso nos atualmente mais exato nos últimos 15 dias temos 3 sondas das principais potencias econômicas e tecnológicas explorando Marte.
Seres humanos agem como parasitas na terra, consomem seus recursos de forma desiquilibrada até a escassez, estamos evoluindo aos poucos para mudar isso, mas as grandes lideranças não tem esse objetivo.
Eu sinceramente só espero por uma vida espiritual , pois não acredito na conscientização das lideranças humanas, a ganancia e o egoísmo dos que mandam no mundo parece irreversível.
E o sistema impede que pessoas como todos nós que comentamos sobre a enquete do Matheus e temos um ideal comum cheguemos ao poder ou conseguir mobilização ao ponto de fazer a diferença.
Só espero em Deus.
No meu pensar creio que serve para lubrificar as placas tectonicas do planeta e com a extração do petroleo os terremotos estao acontecendo em grande escala, o que Deus fez é perfeito por que tem que ser desfeito? Vamos amar mais nosso planeta.
Esperto que todos estejam bem, até agora…
Durante a minha infância criei uma opinião a respeito, opinião está que não sei se fará de certa forma grande sentido… Em suma, o petróleo agiria como um líquido ou matéria espessa, semelhante a cartilagem entre os ossos, e que estes ossos seriam as placas tectônicas… Poderiamos diagnosticar então, mesmo sem o devido conhecimento que, este male é a causa de terremotos… Teoria pessoal, se é que há todos os elementos necessários para tal.
Cara , que demais achar você coma mesma preocupação que eu tenho .. eu renhiriam teoria , que o petróleo , funciona como isolante térmico também …. Ou seja , mantém o núcleo quente , e nós seres humanos , a salvo de virar batata frita …. Acabando o petróleo, não vamos nos preocupar pelo fato de não termos mais com oque produzir graxa …. Nós seremos a graxa …. rsrs
Imagine só: os continentes afundariam e seriam tragados pelos oceanos, tornando os homens vítimas de sua própria ganância, e… Ok, nunca vai acontecer.
Uma coisa é fato, Estamos ficando cada vez mais leves com a vaporização do petróleo para CO2