Qual a importância do petróleo para o meio ambiente?


Há alguns dias, conversando com alguns amigos, surgiu o assunto a respeito de qual seria a importância do petróleo para o equilíbrio do meio ambiente. Não soubemos responder exatamente se o petróleo possui alguma função especial, ou desempenha algum papel importante, em relação ao equilíbrio ecológico do nosso sistema planetário.

Assim como o óleo de motor de um carro é de fundamental importância para lubrificar as partes de atrito do motor, e também resfriá-lo, não seria também o petróleo, esse óleo escuro que descansa em diversas regiões do subsolo planetário, uma espécie de lubrificante importante para a auto-regulagem do sistema natural? Ou seja, se todo o petróleo existente no planeta for extraído e consumido, qual será a consequência, ou o impacto natural desse ato?

Já sabemos muito bem qual o impacto que isso terá na economia humana, sendo que, o petróleo, é fonte de energia e matéria prima insubstituível, até então, para muitos (mas muitos mesmo) produtos que utilizamos diariamente em todo o mundo. Combustíveis, gases, óleos, graxas, borracha, plástico, lubrificantes, álcool, fibras, resinas, tintas, medicamentos, enfim, até mesmo a indústria farmacêutica, de cosméticos e veterinária utilizam subprodutos dos derivados de petróleo. Ou seja, o homem tá f… quando o petróleo acabar. Pelo menos por enquanto! Enquanto não se descobrem maneiras alternativas de atingir os mesmos fins.

Tudo bem, o homem que trabalhe para solucionar os seus problemas, mas e o planeta Terra? Qual será o impacto da falta do petróleo em nosso meio ambiente?

Já sabemos que a queima do petróleo e seus derivados está sufocando o nosso planeta, diariamente, emitindo milhares de toneladas de gás carbônico para a atmosfera. Esse impacto ambiental nos já estamos sentindo através dos efeitos na temperatura, nas águas, nos ventos, enfim, nas mudanças climáticas em geral. Mas e se, além dessas consequências, houver alguma outra, ainda não prevista, causada pela extinção total desse óleo do subsolo planetário, de forma que o planeta se torne incapaz ou deficiente em alguma função específica de seu eco-sistema?

Posso estar falando besteira, mas, valerá o diálogo e a pesquisa. Gostaria de saber se você, meu caro leitor, tem algum conhecimento ou informação a respeito desse assunto? Mesmo que não tenha informação, se pensar em alguma hipótese interessante, por favor, deixe o seu comentário para contribuir no esclarecimento desse assunto.

Eu pensei em um possível impacto:

Imaginem um poço, uma reserva de petróleo gigantesca, bem no fundo do oceano, digamos que a mais de 2 km de profundidade. Imaginem agora que todo o petróleo desse poço seja extraído, e que ele se torne um imenso buraco, oco, vazio, suportando o enorme peso do oceano acima dele. Agora, digamos que o petróleo que estava dentro desse enorme buraco, era o que fazia pressão suficiente para que a terra suportasse todo o peso das águas, e que, após retirá-lo de lá, num primeiro tremor qualquer, a terra não aguentasse mais, por falta de pressão, e esse buraco gigantesco se abrisse, fazendo com que a água do oceano caisse dentro dele? Quais seriam as consequências?

Não devemos temer a nada, mas é importante viver com prudência. Creio que, enquanto estamos vivendo o presente, é nosso dever zelar para que exista um futuro. E que esse futuro seja de paz, saúde, felicidade e harmonia para tudo e para todos.

55 comentários sobre “Qual a importância do petróleo para o meio ambiente?

  1. Li as matérias sobre a teoria Abiótica da origem do petróleo, acima, imagino que seja mais ou menos como o sangue, quando retiramos uma quantidade para doar, p. ex., nosso sistema autônomo parassimpático repõe no nível que estava e para. Acho que os que creem na teoria de Gaya, de que nosso planeta é um ser vivo, diriam que o petróleo é então o sangue do planeta. E estão sendo retirados mais de cem milhoes de barris de petróleo ou sangue de Gaya, POR DIA. Será que vamos muito longe? Sei não.

  2. Eu sempre fazia esta pergunta quando tocava em assuntos relacionados a natureza com meus amigos e namoradas.
    Fiquei frustrado por ninguém se importar pois amo a natureza.
    Eu sinto que a extração de petróleo é o maior dos crimes ambientais e causará sem sombra de dúvidas a destruição do nosso planeta, no meu ponto de vista nada nesse mundo nos foi dado por Deus sem um propósito, o petróleo deve servir para lubrificar e resfriar o planeta. Deus abençoe a próxima geração… Abraços

  3. Aliás Matheus, parabéns pela iniciativa, se precisar de ajuda nessa questão estou a disposição, você poderia criar uma campanha para realizarem um estudo para esta causa no site da avaaz.org.
    Abç

  4. Bom ao meu ver o petróleo deve servir como camada isolante do núcleo de nosso planeta, pois se ao ser encontrado aparentemente esta em camadas ao redor do planeta e é um composto frio o que deve resfriar a terra, creio que quando retiramos o petróleo a temperatura do núcleo tende a aumentar, o que pode estar causando altas temperaturas no planeta não somente causadas pelo sol, o que causaria uma segunda causa de aquecimento global do nosso amado planeta. observação o diesel resfria laminas de diamantes, que chegam a altas temperaturas no corte de pedras semi preciosas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>