Mateus Lopes

Criando e experimentando na arte da vida.

Tecnologia

Segmentar é preciso! Mas qual o perfil de público para um blog pessoal?

A definição clara do perfil e da segmentação de público para qualquer website com foco em resultados, é um ponto muito  importante que deve ser definido no início do projeto e respeitado ao longo de seu processo de desenvolvimento. Isto não é apenas uma opinião, mas um conhecimento adquirido com base na experiência de milhares de profissionais de SEO e de marketing digital, ao longo dos anos.

Por isso, não devemos falar sobre muitos assuntos diferentes em um mesmo blog, afinal, não somos, não podemos, e nem devemos querer nos tornar sozinhos um novo Yahoo, UOL, IG ou qualquer outro grande portal de conteúdo, que abordam temas diversificados através de seus múltiplos canais de entrega.

Contra fatos não há argumentos, portanto, é claro que concordo e aceito o mandamento da segmentação, trabalhando nichos bem definidos e conquistando tais nichos com conteúdos completos que atendam suas demandas com excelência.

No entanto, desde que comecei esse blog, que é o meu blog pessoal, venho tentando descobrir qual é o meu nicho de assuntos. Confesso que, algumas vezes, já deixei de escrever neste blog, por achar que estaria colocando assuntos muito diferentes entre si, e isso poderia causar uma certa confusão em quem está acessando o blog pela primeira vez. Afinal, esse cara fala sobre o que?

Bem, em primeiro lugar, o que eu falo deve estar diretamente relacionado com o que eu vivo! Pois, seria insensato querer discorrer sobre assuntos que estão fora do meu domínio ou convivência. Falando sobre aquilo que faz parte de nosso dia-a-dia, transmitimos nossa mensagem com convicção e propriedade, o que é sentido diretamente pelos leitores.

Muito bem, assim fica mais fácil! Basta falar sobre aquilo que me interessa e pronto. Eis o meu segmento e o meu público, certo? Só que não.

Isso pode ser bastante adequado para um grande número de pessoas que são especialistas em um assunto específico, e fazem com que seu blog, que carrega seu nome pessoal, torne-se um blog com um público de interesse muito particular. Mas qual será o nicho de alguém que é mais generalista em seus interesses?

No meu caso, até certo ponto, eu vivo uma vida bastante diversificada e de interesses múltiplos. Trabalho com internet e tecnologia, mas também trabalho na área artística e cultural, como ator e tenho um grupo de teatro chamado Teatro do Pé. Além disso, sou músico compositor, faço esculturas e me interesso muito por cultura e artes em geral.

Além dessas duas áreas, que sigo profissionalmente, sempre fui dotado de um espírito extremamente curioso e científico, o que me fez transitar por muitos assuntos diferentes, como filosofia, espiritualidade, física, matemática, história, marketing, design, negócios, finanças, investimentos, empreendedorismo, entre outros. Sempre estudando e aprendendo o suficiente, de cada assunto, para poder mesclar conhecimentos e criar pontes criativas entre as diferentes disciplinas, somando seus potenciais aplicados na geração de novas idéias com base consistente.

Enfim, acabei cheguando à conclusão de que o meu blog pessoal não terá segmentação definida! Afinal, esse será o meu espaço pessoal, onde poderei falar sobre o que eu quiser, quando eu quiser. E que me perdoe o público que possa se sentir confuso em meio a essa variedade.

Para aqueles assuntos em que tenho maior domínio, e que são extensos o suficiente para que eu gere bastante conteúdo, então criarei sites mais segmentados.

Portanto, daqui por diante, meu caro amigo leitor, saiba que neste blog, mesmo que não tenha um assunto único e específico, você vai encontrar sempre coisas interessantes ou úteis, que penso que possam valer a pena serem compartilhadas.

Mateus Lopes

Sou engenheiro de software e desenvolvedor web e cloud, sou um apaixonado por tecnologia. Sou músico e ator por puro amor. Sou filósofo por filosofar, e espiritualista pela razão e dedução lógica das leis naturais. Sou meditador, praticante de yoga, estudante da vida e do amor. Sou um pouco de tudo o que já estudei e vivi, mas sou também todo o universo do potencial que há em mim!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.