Formação em Tecnologia

Escolaridade

Grau superior completo. Formado como analista de sistema, no curso de processamento de dados da Faculdade de Tecnologia da Baixada Santista (FATEC-BS), em 2000.

Linguagens e Tecnologias

Veja abaixo todas as tecnologias quais tenho conhecimento, e utilizo freqüentemente para o desenvolvimento de websites e aplicações online.

Linguagens de Marcação e Estilo

HTML – HyperText Markup Language

HTML foi a base, o começo de minha trajetória em tecnologias para desenvolvimento em internet. Comecei estudando e escrevendo páginas em HTML, tag por tag, em editores de texto. Não era tão prático mas me permitiu um grande aprendizado!

XML – eXtensible Markup Language

Com XML você pode criar suas próprias tags e atributos para escrever documentos web. Isto significa que é você quem cria sua própria linguagem de marcação. O XML é um padrão amplamente difundido na internet e uma ferramenta extremamente poderosa para o desenvolvimento de diversas soluções.

XHTML – eXtensible HyperText Markup Language

XHTML é uma linguagem de marcação bastante familiar para quem conhece HTML, e a transformação de um documento existente de HTML para XHTML é uma tarefa bem simples. Apesar de sua simplicidade, a adoção dos padrões de formatação de código em XHTML é algo muito importante para o futuro do desenvolvimento web.

CSS – Cascading Style Sheet

CSS é uma linguagem para definição de folhas de estilo em cascata. Trata-se de um mecanismo simples para adicionar estilos como, fontes, cores, espaçamentos, bordas, imagem, posicionamentos e etc., aos documentos Web. A grande vantagem do uso de CSS é a de separar a marcação HTML, da apresentação do site. Não posso mais imaginar o desenvolvimento de websites sem o uso de CSS.

XSLT – eXtensible Stylesheet Language for Transformation

XSLT é uma linguagem de marcação usada para transformar documentos XML e é uma recomendação desenvolvida pela W3C. A especificação XSLT possibilita transformações mais potentes do que as folhas de estilo CSS.


Linguagens de Script

JavaScript

Javascript é uma linguagem, de script, utilizada para manipular os elementos de uma página HTML no navegador do cliente. Com ele podemos acrescentar funcionalidades e decisões inteligentes, por meio de código de programação, aos elementos HTML.

AJAX – Asynchronous Javascript and XML

AJAX é a utilização de um conjunto de tecnologias, como Javascript e XML, trabalhando juntas para tornar as páginas web mais rápidas, dinâmicas e interativas, utilizando-se de solicitações assíncronas de informações. AJAX se tornou uma ferramenta extremamanete poderosa de desenvolvimento web.

ActionScript

ActionScript é uma linguagem de programação orientada à objetos utilizada para construção de aplicações Internet em Macromedia Flash. É executada em uma máquina virtual que está disponível dentro do Flash Player, plug-in que deve estar instalado no navegador web do cliente.

LSL Script – Linden Scripting Language

LSL Script é o nome de uma linguagem de programação orientada a eventos, utilizada no simulador Second Life. Sua sintaxe assemelha-se à C, C++ e Java. O LSL permite aos usuários do Second Life, editar objetos diversos, ações do seu avatar (personagem), além de uma infinidade de funcionalidades dentro do Second Life.


Linguagens de Programação Web

PHP

PHP é uma linguagem de programação muito utilizada para gerar conteúdo dinâmico na internet. Apesar de ser uma linguagem de fácil aprendizagem, o PHP é bastante poderoso por ser orientado a objetos. Trata-se de uma linguagem extremamente modularizada, o que a torna ideal para instalação e uso em servidores web. PHP é, hoje, a linguagem de programação web eu que mais utilizo!

Cold Fusion

ColdFusion é uma linguagem baseada em tags, muito similar à linguagem HTML, e de fácil aprendizagem quando comparada às outras linguagens, tais como ASP ou PHP. Esta é a razão principal pela adoção da linguagem por profissionais da Web, sendo que, muitos, a adotam como sua primeira linguagem de programação para Internet. Exatamente como aconteceu comigo! Cold Fusion foi a primeira linguagem que utilizei para programar páginas dinâmicas e aplicações web.


Bancos de Dados

SQL Server

SQL Server é um sistema de banco de dados, criado pela Microsoft, que fornece uma plataforma de dados confiável, produtiva e inteligente, que permite que você execute suas aplicações mais exigentes, reduza o tempo e o custo com o desenvolvimento e o gerenciamento de aplicações. É um banco de dados robusto e usado por sistemas corporativos dos mais diversos portes. Utilizo SQL Server para grandes aplicações. Caso contrário, prefiro a utilização do MySQL, cortando custos.

MySQL

MySQL é um sistema de banco de dados, que utiliza a linguagem SQL (Structured Query Language) como interface. É atualmente um dos bancos de dados mais populares, com mais de 10 milhões de instalações pelo mundo. Sua grande vantagem é a de ter código aberto e funcionar em um grande número de sistemas operacionais. É reconhecido pelo seu desempenho e robustez e também por ser multi-tarefa e multi-usuário. Hoje em dia, dou preferência para desenvolver todos os meus sistemas em MySQL.