Mateus Lopes

Criando e experimentando na arte da vida.

Geral

Empretec – Seminário de formação e capacitação de empreendedores

Em 2008, do dia 08/03 a 16/03, participei do Sebrae – Empretec, um seminário para a formação e capacitação de empreendedores, desenvolvido pela O.N.U. (Organização das Nações Unidas) após a segunda guerra mundial, para promover o desenvolvimento e o crescimento econômico mundial.

O seminário Empretec busca melhorar o desempenho da gestão empresarial, analisando comportamentos comuns aos empreendedores de sucesso. É realizado em mais de 26 países, sendo considerado o maior projeto de apoio ao empreendedorismo em todo o mundo. O objetivo do curso é capacitar os empreendedores estimulando e desenvolvendo suas características individuais, de forma a propiciar a criação e evolução de suas empresas e planos de negócio.

Sua programação consiste em trabalhar, nos indivíduos, 30 características que devem fazer parte do perfil de um bom empreendedor. São características comuns entre os maiores empreendedores do mundo. Os alunos têm que buscar desenvolver em si a maior quantidade possível dessas qualidades. O Empretec ajuda os empreendedores a identificar o perfil e as características que favorecem a atividade empresarial. Eles aprendem a se ver no negócio e enfrentar seus próprios limites, já que o Empretec ajuda o indivíduo a compreender e encarar situações do cotidiano profissional

O seminário tem duração de nove dias numa maratona de oito horas diárias. Trabalha em um processo de autoconhecimento, auto-avaliação e de reconstrução, adequado para quem está disposto a descobrir e reforçar características consideradas essenciais ao empreendedor e que nem sempre são facilmente percebidas. É como olhar-se diretamente no espelho!

A melhor maneira de aprender é fazendo, e por isso, o curso simula o que acontece na vida real das empresas. Os jogos empresariais e as dinâmicas em grupo induzem os participantes a desenvolverem atitudes relacionadas à detecção de oportunidades de negócios, ao estabelecimento de metas desafiadoras, a melhorar a eficiência, a aumentar lucros em situações complexas, a se preocupar em oferecer produtos e serviços de qualidade, a desenvolver planos de negócios, a formar e sustentar decisões frente à adversidades, a calcular e correr riscos calculados, a adaptar-se a mudanças e, especialmente, a aumentar seu poder pessoal e sua autoconfiança.

O Empretec foi incorporado pelo Sebrae, há exatos dez anos, e traz para o Brasil a experiência de programas semelhantes realizados em diversos países do mundo.

São características do comportamento empreendedor:

  • Busca de oportunidade e iniciativa
    Capacidade de se antecipar aos fatos e criar novas oportunidades de negócios, desenvolver novos produtos e serviços, propor soluções inovadoras.
  • Persistência
    Enfrentar os obstáculos decididamente, buscando o sucesso a todo custo, mantendo ou mudando as estratégias, de acordo com as situações.
  • Correr riscos calculados
    Disposição de assumir desafios ou riscos moderados e responder pessoalmente por eles.
  • Exigência de qualidade e eficiência
    Decisão de fazer sempre mais e melhor, buscando satisfazer ou superar as expectativas de prazos e padrões de qualidade.
  • Comprometimento
    Faz sacrifício pessoal ou dispende esforço extraordinário para completar uma tarefa; colabora com os subordinados e até mesmo assume o lugar deles para terminar um trabalho; se esmera para manter os clientes satisfeitos e coloca a boa vontade a longo prazo acima do lucro a curto prazo.
  • Busca de informações
    Busca pessoalmente obter informações sobre clientes, fornecedores ou concorrentes; investiga pessoalmente como fabricar um produto ou prestar um serviço; consulta especialistas para obter assessoria técnica ou comercial.
  • Estabelecimento de metas
    Assume metas e objetivos que representam desafios e tenham significado pessoal; define com clareza e objetividade as metas de longo prazo; estabelece metas de curto prazo mensuráveis.
  • Planejamento e monitoramento sistemáticos
    Planeja dividindo tarefas de grande porte em subtarefas com prazos definidos; revisa constantemente seus planos, considerando resultados obtidos e mudanças circunstanciais; mantém registros financeiros e os utiliza para tomar decisões.
  • Persuasão e rede de contatos
    Utiliza estratégias para influenciar ou persuadir os outros; utiliza pessoas-chave como agentes para atingir seus objetivos; atua para desenvolver e manter relações comerciais.
  • Independência e Autoconfiança
    Busca autonomia em relação a normas e procedimentos; mantém seus pontos de vista mesmo diante da oposição ou de resultados desanimadores; expressa confiança na sua própria capacidade de complementar tarefa difícil ou de enfrentar desafios.

Recomendo, seguramente, o seminário Empretec para todos àqueles que já possuem negócio próprio ou que estão em vias de iniciá-lo. Particularmente, esse curso foi mais um divisor de águas em minha vida.

2008! Mais um ano profundamente marcante na minha trajetória de vida.

Mateus Lopes

Sou engenheiro de software e desenvolvedor web e cloud, sou um apaixonado por tecnologia. Sou músico e ator por puro amor. Sou filósofo por filosofar, e espiritualista pela razão e dedução lógica das leis naturais. Sou meditador, praticante de yoga, estudante da vida e do amor. Sou um pouco de tudo o que já estudei e vivi, mas sou também todo o universo do potencial que há em mim!

3 thoughts on “Empretec – Seminário de formação e capacitação de empreendedores

  • Bem legal que foi procurar este tipo de evolução na sua formação! Agora Ator-empresário/empreendedor-teatral?

    abraços
    Alê

  • Fala Alê!
    Muito obrigado pelo primeiro comentário no meu blog.
    🙂

    O empretec foi de grande importância pois, de agora em diante, optei por assumir uma postura diferente diante da minha vida e das minhas construções.
    Nesse momento, o teatro ficará em segundo plano! Como você viu, aquela apresentação no SESC foi a última, do espetáculo Argumas de Patativa, e o grupo está passando por um momento de separação temporária. Cada um para resolver alguns aspectos particulares!

    No meu caso, estou voltando novamente para a tecnologia, mas como foco em construir meus próprios negócios. Tenho estudado muito! Venho acompanhando as novidades tecnológicas e as principais tendências emergentes na web, sempre aliado a visão de negócios e de marketing, que também tenho estudado muito desde o ano passado.

    A vida é feita de escolhas, e, nesse momento, estou fazendo as minhas.
    Dessa vez vou até o fim!

    Um grande abraço irmão!

  • Mateus, sou administrador de empresas, tenho Pós Graduação em Gestão de empresas pela FGV/RJ, e tenho constituído vários empreendimentos durante minha vida, mas posso te afirmar que os conhecimentos e valores que adquiri no Empretec, foram determinantes para o meu sucesso pessoal e profissional.

    Um enorme abraço e sucesso.
    Claudio Ferigato
    e-mail: cferigato@hotmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.